20 fevereiro 2006

As democracias sabem rir-se de si próprias
















Importa esclarecer previamente quem me lê: sou jornalista e, acima de tudo, defensora dos direitos humanos e dos valores democráticos.
Dito isto, e porque esta história dos cartoons e dos subsequentes episódios começa a enervar-me, eis o que me ocorre dizer sobre o assunto.
Sei bem que a liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas não admito que a queiram amarrar à suposta ética de resposabilidade social que previamente deve nortear as acções de todos, bla, bla, muito subjectivo, ninguém diria/faria mais nada na vida.
Os cartoons são isso mesmo: cartoons. Satirizam, ridicularizam, gozam, brincam, ferem. É isto uma democracia. Como dizia o António, esse grande cartoonista luso que fez-o-Papa-ter-um-preservativo no nariz, a Igreja Católica tinha direito à indignação e até a realizar um abaixo-assinado contra o dito cartoon; mas, este cartoon resultou, em primeira instância, do direito de indignação do António, ateu e democrata, face à decisão da Igreja de condenar o preservativo, condenando à morte milhares de pessoas. Ou seja, ele também se sentiu ofendido nos valores que tem por mais sagrados. Sim, os ateus também têm valores. E sagrados.

A liberdade de expressão é um valor essencial em democracia. E, até ter provas de que outro sistema político-social é melhor, quero continuar a viver em democracia. Só em democracia os povos/países são capazes de se rirem de si próprios e de todos - todos, sem excepção - os valores que têm por mais sagrados.
Deixo-vos com Churchill:

'Many forms of Government have been tried, and will be tried in this world of sin and woe. No one pretends that democracy is perfect or all-wise. Indeed, it has been said that democracy is the worst form of government except all those other forms that have been tried from time to time.'

Para aqueles que pensam como eu, eis uma petição que deviam assinar:
http://liberdade.home.sapo.pt/

2 Comments:

Blogger Vostradong said...

O Sérgio Godinho também cantou: "... a democracia é o pior de todos os sistemas, com excepção de todos os outros..."

Toda essa situação surreal serviu pelo menos para surgir mais cartoons excelentes, estes sem caricaturizar Maomé, mas sim a própria intolerância dos intolerantes. Eu fiz um que ireis conhecer em breve.

Beijinho, Sof, vai em frente com o blog!

4:06 da tarde  
Blogger B! said...

Concordo em absoluto. Mais uma acha para a fogueira:

"Liberdade de expressão é um tipo estar grosso, sentar-se ao blog, teclar, postar e não deletar. O resto é tanga."

José Pimentel Teixeira, Blog Mas-Chamba

4:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home