31 agosto 2006

Born into Brothels


À sua volta: exploração, prostituição, miséria, decadência física e moral. A sua infância: perdida, porque se tornaram adultos sem o querer. Sabem de mais. Viram e ouviram de mais. Viveram de mais. O destino parece fatal: filho da miséria à miséria torna. Alguém aparece. Uma mulher que não acredita em fatalismos. Chama-se Zana, fala-lhes em inglês, língua que desconhecem e que alguém traduz para hindi. É fotógrafa e traz-lhes máquinas para lhes ensinar a olhar através da câmara. A olhar o mundo em que vivem. A registá-lo. Nem todos vão conseguir escapar à linha traçada pela casta, pelo grupo social, pela pertença àquilo que os outros vêem como ralé. Mas alguns vão. Talvez não para sempre. Talvez só por uns dias. É difícil lutar contra algo que quase todos pensam inevitável. Difícil, mas não impossível. Era apenas uma câmara. Eram apenas crianças. Com nomes: Avijit, Gour, Kochi, Manik, Puja, Shanti, Suchitra e Tapasi. Forçadas a serem adultas cedo de mais. A sua história está em documentário: Born into Brothels (vencedor do Melhor Documentário na 77ª edição dos Óscares).
www.kids-with-cameras.org
www.zanabriski.com
www.thinkfilmcompany.com/brothels

20 agosto 2006

A 'emergência da vagina'

«
É claro que os problemas de género têm hoje uma dimensão brutal. A reprodução passa a ser uma coisa minoritária na prática sexual e, portanto, há uma redefinição de papéis. Hoje, quando um homem encontra uma mulher, encontra uma mulher que é como ele, e ainda que ele continue a aparecer como tendo mais experiência, isso é uma ideia falsa. (...) Há coisas que não mudaram, um homem que tinha uma ejaculação prematura em 1975 é o mesmo que aparece hoje com ejaculação prematura, só que agora aparece mais. Antes, as companheiras comiam e calavam, hoje dizem: 'desculpa lá, mas isso não está bem, eu tive outros namorados e não era assim'. Podem dizê-lo e têm termos de comparação pessoais. O grande problema do erotismo é que, no meu tempo, era fácil, qualquer interdito ganhava uma dimensão erótica e hoje isso não existe. Esta é a grande dificuldade numa sociedade em que tudo está visível, aliás, sobrevisível.

(...)

Eu diria que, não havendo tabus, ainda assim a mulher é educada de uma forma sexualmente responsável e o homem é educado de uma forma sexualmente irresponsável: erecção/ejaculação.

(...)

Nuniguém pede que a sua namorada seja virgem, mas também ninguém quer que a namorada dê baldas ou que seja promíscua. Há limites. Enquanto nós, homens, só temos um travão - que é a mulher. Quando me dizem que a relação homossexual é promíscua, eu digo: é promíscua se são homens. Não tem a ver com a orientação sexual, tem a ver com o género - geralmente, os homens são promíscuos.

(...)

Verifica-se que há uma contradição extraordinária entre a euforia mostrada nos media e a miséria sexual das pessoas. Fico a pensar se esta miséria não reflecte o facto de a mulher se ter cansado de um modelo sexual que não é o dela. (...) Acho que a próxima década vai assistir à emergência da vagina.

(...)

Ninguém conhece a vagina como ela é. Conhece-se a forma do pénis, mas qual é a forma da vagina? O que se passa lá dentro durante todo o processo de excitação sexual? Por que é que só agora (e eu direi que muita gente continua a não saber) começa a saber-se o que é clítoris? (...) É um órgão de um poder brutal. (...) Ainda funciona como cette chose la. Um órgão que a própria mulher não conhece bem, que nunca viu nem explorou. (...) Ele ignora-o, ela ignora-o. (...)
»

Francisco Allen Gomes, psiquiatra e sexólogo, in Notícias Magazine, 20 de Agosto de 2006.

19 agosto 2006

Always have to steal my kisses from you

Steal My Kisses, Ben Harper, brevemente em Portugal

I put into Nashville, Tennessee
But you wouldn't even come around to see me
And since your headin' up to Carolina
You know I gonna be right there behind you

CHORUS:
'Cause I always have to steal my kisses from you
Always have to steal my kisses from you
Always have to steal my kisses from you
Always have to steal my kisses from you

Now I love to feel that warm southern rain
Just to hear it fall is the sweetest sounding thing
And to see it fall on your simple country dress
It's like heaven to me I must confess

CHORUS

Now I've been hangin around you for days
But when I lean in you just turn your head away
I know you didn't mean that
She said I love the way you think but I hate the way you act

CHORUS

Always have to steal my kisses from you
Always have to steal my kisses from you
Always have to steal my kisses from you
Always have to steal my kisses from you